NR 10: Segurança em instalações e serviços em eletricidade
Precisa de Prontuários da NR 10 de sua empresa?! Clinimercês pode ajudar...
A segurança elétrica é primordial para qualquer empresa, e é aqui que a Clinimercês entra com o Prontuário das Instalações Elétricas - NR 10. Com este serviço, sua empresa estará em conformidade com a NR 10, evitando multas e garantindo a segurança de todos.
FAÇA SEU AGENDAMENTO
Porque escolher a CLINIMERCÊS
Com a Clinimercês, seu Prontuário das Instalações Elétricas - NR 10 será elaborado por especialistas, garantindo conformidade e tranquilidade.
Obrigatório para todas empresas que possuem carga igual ou superior à 75 kW
Autoridade em segurança elétrica
Solução completa com a Clinimercês
Melhor custo-benefício do Mercado
Confiabilidade garantida
20 anos de expertise
Tenha documentos elaborados por Engenheiros Eletricistas especialistas em NR 10
SOLICITE UM ORÇAMENTOConheça nossos diferenciais
Tenha documentos elaborados por Engenheiros Eletricistas especialistas em NR 10
Equipe própria de Engenharia e Segurança do Trabalho!
FAÇA SEU AGENDAMENTO
Com a Clinimercês, seu Prontuário das Instalações Elétricas - NR 10 estará em boas mãos. Evite riscos, economize e garanta a segurança da sua equipe hoje mesmo!
FAÇA SEU AGENDAMENTO
Baixe GRÁTIS de nosso eBook "Saiba Tudo Sobre A Nr 10"
Saiba mais
Prontuário das instalações elétricas é um documento que contempla as medidas de segurança necessárias para a realização de intervenção em rede energizada. Além das informações de segurança, o prontuário das instalações elétricas também deve contemplar as tensões de trabalho e alimentação elétrica presente na empresa
Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas.
O objetivo da elaboração do prontuário das instalações elétricas é informar aos trabalhadores, e demais envolvidos, quanto aos seguintes itens:
a) conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e relacionadas a esta NR e descrição das medidas de controle existentes;
b) documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos;
c) especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, aplicáveis conforme determina esta NR;
d) documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados;
e) resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva;
f) certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas;
g) relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, cronogramas de adequações, contemplando as alíneas de “a” a “f”.
Além da elaboração do prontuário das instalações elétricas ser uma exigência para estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW, a elaboração da referida documentação é uma exigência legal, prevista na norma regulamentadora nº 10 item 10.2.4.
Para a elaboração do prontuário das instalações elétricas, o profissional legalmente habilitado, engenheiro eletricista, deverá realizar a inspeção no ambiente de trabalho a fim de identificar as características da atividade e os sistemas de proteção contra o risco elétrico presente no estabelecimento. Da mesma forma, este profissional deverá avaliar os documentos que a empresa possui em relação ao estabelecimento, profissionais que realizam atividades, e nas áreas classificadas.
A elaboração do prontuário das instalações elétricas é uma atividade única e exclusiva do profissional formado em engenharia elétrica. É vedado a outro profissional que não tem a formação apresentada a elaboração de prontuário das instalações elétricas
Um dos principais fatores que garantem a exigência legal do prontuário das instalações elétricas, é a indicação das medidas de segurança do trabalho, equipamentos de proteção coletiva e individual, e demais processos para a realização de atividades em eletricidade. Portanto, essas informações, fazem parte prontuário das instalações elétricas, e uma documentação que não atenda esses requisitos, estará em desconformidade com as normas regulamentadoras.
Devem estar presentes no prontuário das instalações elétricas, de forma clara e objetiva, os procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança necessárias para realização de intervenções com eletricidade. Da mesma forma, deve haver laudos que contemplem as medições de aterramento das proteções contra descargas atmosféricas, e aterramento elétrico do estabelecimento e de máquinas instalada na empresa. Ainda deve contemplar o prontuário das instalações elétricas, os equipamentos de proteção individual necessários para o exercício das atividades, e os treinamentos e qualificações necessárias para os trabalhadores. E por fim, deve contemplar o prontuário das instalações elétricas, os certificados de isolamento dos materiais utilizados para a segurança do trabalho.
Os documentos técnicos previstos na elaboração do prontuário das instalações elétricas, deverá ser elaborado por engenheiro eletricista, devidamente acompanhado de anotação de responsabilidade técnica emitida pelo seu conselho de classe
Os documentos que fazem parte do prontuário das instalações elétricas são procedimentos e instruções de trabalho, laudos de inspeções e medição dos sistemas de descarga atmosférica, laudos de aterramento de máquinas e equipamentos, especificações técnicas dos dispositivos de proteção coletiva e individual, certificados de isolamento de ferramentas e demais equipamentos utilizados no processo, e por fim, certificados de treinamentos que demonstrem que os trabalhadores estão treinados quanto aos riscos presentes na atividade, e aos riscos elétricos que estarão sujeitos.
A NR10 diz que o projeto das instalações elétricas deverá ser elaborado nos estabelecimentos que tenham carga instalada superior a 75 kW. Da mesma forma, esta mesma Norma traz um conjunto de procedimentos e documentos que a empresa deverá adotar para o cumprimento do item normativo.
Sim. O prontuário das instalações elétricas faz parte integrante do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais - GRO, isso porque, o GRO é o documento que gerencia os riscos presentes na empresa, como por exemplo, a eletricidade.
O prontuário das instalações elétricas deve ser entregue ao departamento de manutenção, interna ou externa. Com base nessas informações, os profissionais envolvidos no processo poderão avaliar a forma como o qual se desempenha a atividade, aplicando as medidas de segurança para o exercício da função seguindo os passos de isolamento previstos na referida documentação.
O custo para elaboração do prontuário das instalações elétricas dependerá da complexidade e tamanho do estabelecimento, quanto maior a sua complexidade maior será o valor para elaboração da referida documentação. De um modo geral, a elaboração do prontuário das instalações elétricas custa entre R$ 1800,00 a R$ 3500,00.
A Clinimercês está apta para a elaboração de prontuário das instalações elétricas na cidade de Curitiba e podemos auxiliar sua empresa nestas necessidades.
Nossos Clientes:
Aguarde