NR 17: Ergonomia
Treinamento de Segurança do Trabalho em Teleatendimento e Telemarketing
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Objetivo do curso
Este curso tem como objetivo capacitar os trabalhadores de teleatendimento e telemarketing em questões de segurança do trabalho, fornecendo conhecimentos sobre os riscos ocupacionais específicos dessas atividades, suas causas, efeitos sobre a saúde e medidas de prevenção, de acordo com as diretrizes estabelecidas na NR 17.
Carga horária
A carga horária do treinamento é de 4 horas.
Base legal
A base legal para este curso está no item normativo NR 17 - Item 7 do Anexo II, que estabelece a obrigatoriedade da capacitação dos trabalhadores de teleatendimento e telemarketing para conhecerem as formas de adoecimento relacionadas à sua atividade, suas causas, efeitos sobre a saúde e medidas de prevenção.
Público-alvo
Este curso destina-se aos trabalhadores de operadores e de gestão envolvidos em teleatendimento e telemarketing, visando fornecer-lhes conhecimentos sobre segurança do trabalho específicos para suas atividades.
Método de ensino
O método de ensino oferecido é EAD (Ensino a Distância), proporcionando flexibilidade para que os alunos possam estudar de acordo com sua disponibilidade de tempo e localização.
Métodos de avaliação
As avaliações do curso serão realizadas com base na participação e no desempenho dos alunos em atividades avaliativas realizadas ao longo do curso. Para certificação, será necessário que os alunos alcancem no mínimo 70% de aproveitamento nas avaliações e tenham 100% de presença.
Certificação
A certificação será automática após o término de todo o processo de ensino. No caso de cursos semipresenciais, a certificação ocorrerá após o término da complementação prática. Já para cursos totalmente EAD como este, a certificação será automática após o término do curso.
Material didático
Será disponibilizado material didático aos alunos na forma de apostila, para auxiliar no estudo e compreensão dos conteúdos abordados no curso.
Conteúdo programático do curso
Conceitos básicos de ergonomia
Norma regulamentadora n° 17
Riscos ocupacionais em teleatendimento e telemarketing
Posturas inadequadas e ergonomia do trabalho
Levantamento de peso e ergonomia
Controle rígido de produtividade e seus impactos na saúde
Esforço físico intenso e suas consequências
Mobiliário inadequado e sua relação com problemas de saúde
Imposição de ritmo intenso de trabalho
Jornada de trabalho prolongada e seus efeitos na saúde
Trabalho em turno e noturno e impactos na saúde
Monotonia e repetitividade no trabalho
Situações causadoras de estresse psíquico no ambiente de trabalho
Consequências dos riscos ocupacionais
Mobiliário dos postos de trabalho e sua adequação ergonômica
Equipamentos de trabalho e ergonomia
Condições ambientais de trabalho e sua influência na saúde
Organização do trabalho e sua relação com a saúde do trabalhador
Fatores de risco para a saúde em teleatendimento e telemarketing
Lesão por esforço repetitivo (LER) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT).
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O treinamento presencial em segurança do trabalho também possui inúmeras vantagens. Ele permite interações diretas e imediatas entre instrutor e aluno, facilitando o esclarecimento de dúvidas. A aprendizagem em grupo pode estimular o engajamento e a troca de experiências entre os participantes. O ambiente de sala de aula também pode proporcionar um foco maior, sem as distrações comuns do ambiente de trabalho ou de casa.
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Saiba mais
O Objetivo do treinamento de Treinamento de teleatendimento e telemarketing é instruir o colaborador em suas atividades de tele atendimento. A postura incorreta no ambiente de trabalho pode acarretar no desenvolvimento de problemas na coluna, levando o trabalhador a sofrer fortes dores e facilitando o desenvolvimento de doenças ocupacionais graves.
O treinamento de Treinamento de teleatendimento e telemarketing é um curso focado em passar informações dos mecanismos de ajuste do mobiliário, de uma maneira que o colaborador fique o mais confortável possível, sempre em uma postura neutra, diminuindo o risco de desenvolvimento de doenças ocupacionais.
O principal objetivo do treinamento Treinamento de teleatendimento e telemarketing é repassar informações necessárias objetivando a prevenção de doenças ocupacionais.
O treinamento de teleatendimento e telemarketing deve ser realizado a cada ano.
O treinamento de Treinamento de teleatendimento e telemarketing tem validade de 12 meses
Você pode realizar o treinamento de Treinamento de teleatendimento e telemarketing de seu estabelecimento com a Clinimercês, onde podemos ministrar o curso e sua empresa ou em uma de nossas salas de treinamento, ou ainda em nossos parceiros, dependendo do conteúdo programático do curso.
A carga horária do treinamento de Treinamento de teleatendimento e telemarketing é de no mínimo 01:00 hora.
A necessidade da realização do treinamento de Treinamento de teleatendimento e telemarketing dependerá dos riscos constantes no estabelecimento.
O treinamento de Treinamento de teleatendimento e telemarketing, é obrigatório conforme norma regulamentadora 17.
O treinamento de Treinamento de teleatendimento e telemarketing deverá seguir o seguinte conteúdo programático?
• Noções sobre os fatores de risco para a saúde em teleatendimento/telemarketing.
• Medidas de prevenção indicadas para a redução dos riscos relacionados ao trabalho.
• Informações sobre os sintomas de adoecimento que possam estar relacionados a atividade de teleatendimento/telemarketing, principalmente os que envolvem o sistema osteomuscular, a saúde mental, as funções vocais, auditivas e acuidade visual dos trabalhadores.
• Informações sobre a utilização correta dos mecanismos de ajuste do mobiliário e dos equipamentos dos postos de trabalho, incluindo orientação para alternância de orelhas no uso dos fones mono ou bi-auriculares e limpeza e substituição de tubos de voz.
Segundo a NR 01, todos os treinamentos de segurança do trabalho podem ser realizados, a parte teórica, na modalidade de ensino a distância, todavia, caso o treinamento tenha necessidade de realizar treinamento prático, o mesmo será realizado em local adequado.
O treinamento de Treinamento de teleatendimento e telemarketing pode ser realizado na modalidade de Ensino a Distância, porém, caso tenha a necessidade de ser realizado complementação prática, esta deverá ser realizada em ambiente adequado.
Os custos do treinamento de Treinamento de teleatendimento e telemarketing variam conforme a quantidade de alunos e modalidade da instrução. Havendo necessidade de complementação prática, e acompanhamento posterior a realização do referido treinamento os custos podem alterar. De um modo geral, o treinamento de Treinamento de teleatendimento e telemarketing tem um valor de R$ 25,00.
A Norma Regulamentadora que exige a realização do treinamento de Treinamento de teleatendimento e telemarketing é a NR 17.
Para ministrar o treinamento de Treinamento de teleatendimento e telemarketing, o instrutor deve possuir conhecimentos na área de atuação e ter competência técnica prevista em norma.
Não há muitas situações que impeça o trabalhador de ser submetido ao treinamento de Treinamento de teleatendimento e telemarketing, porém, havendo dificuldade motoras que impeçam ou dificultem a realização das atitudes preventivas de segurança e saúde apresentadas no treinamento, o trabalhador não encontrara-se apto para realização não apenas do treinamento mas para assumir as atividades.
Quem define o instrutor para realização do treinamento de Treinamento de teleatendimento e telemarketing é a empresa, salvo em casos que se exige a proficiência. Por isso, cabe a empresa após realizar o treinamento de Treinamento de teleatendimento e telemarketing, verificar através de provas e entrevistas se o treinamento atendeu as necessidades da atividade.
Sim, a empresa pode aceitar treinamento de Treinamento de teleatendimento e telemarketing ministrado por outros estabelecimentos, porém, todavia, deverá constar em registro anexo o aproveitamento da referida instrução.
O custo ou o valor não deve ser o principal item para tomada de decisão do fornecedor pela realização do treinamento de Treinamento de teleatendimento e telemarketing, para tanto, a empresa deve avaliar os conhecimentos técnicos dos instrutores, os recursos utilizados em sala de aula, as metodologias empregadas no treinamento e principalmente a seriedade da instituição de ensino.
Os recursos para realização do treinamento de Treinamento de teleatendimento e telemarketing são basicamente Datashow e Apostila. Em alguns casos também é necessário a realização de treinamentos práticos, sendo que os recurso utilizado pelas aulas práticas podem variar de acordo com a necessidade de cada empresa.
Sim, após o término do treinamento de Treinamento de teleatendimento e telemarketing, os funcionários recebem um certificado de conclusão de corso, que é anexado aos demais documentos de Segurança e Saúde do Trabalho de sua empresa.
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